Laserterapia

A laserterapia de baixa potência é uma forma de tratamento médico baseado na aplicação da luz laser gerada por diodos emissores de luz para ativar ou inibir a atividade celular.

Laser de baixa potência

O laser de baixa potência (low laser level therapy - L.L.L.T) estimula o processo de cicatrização natural do organismo controlado através de requerimento específico de comprimentos de onda da luz que tenham efeitos fisiológicos particular.

A laserterapia de baixa potência tem sido investigada e utilizada na prática clínica há aproximadamente 20 anos, sendo que os trabalhos iniciais foram realizados na Europa, no início da década de 70. O crescente interesse pelos efeitos do laser tem sido demonstrado pela significativa quantidade de publicações científicas positivas, por meio de experimentos controlados em animais e humanos.

Existem empresas que fabricam equipamentos para área veterinária, como um exemplo a Laservet (www.laservet.com.br).

O laser utilizado é o “Gallium Aluminium Arsenide Lasers – GaAIAs” - aprovados pelo FDA E.U.A.

Atualmente muito utilizado, sendo sua modalidade empregada cada vez mais em vários tratamentos públicos de instituições privadas da saúde em todo o mundo.

Os campos de aplicação Low Level Laser Therapy incluem: Fisioterapia e Osteopatia, Clínica Geral, Acupuntura, Odontologia, Fonoaudiologia, Neurologia, Terapias de Adicção (álcool, drogas, tabagismo,etc), Dermatologia, Práticas Veterinárias, etc.

 

O Laser é uma luz amplificada (luz pura) que apresenta características próprias, atuando em inúmeras áreas de modo pontual.
 

Indicações da Laserterapia

A laserterapia serve para diversas situações, desde minimizar o desconforto da anestesia, além da melhora da sua absorção, como para reparação dos tecidos, edemas, promovendo o alívio da dor de diversas etiologias, incluindo hipersensibilidade dentinária, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e pós - operatório, entre outras aplicações.

- Síndrome de dor e disfunção da A.T.M. (articulação da Mandíbula)

- Paralisia facial de Bell resultado*

- Herpes zoster dental

- Afta

- Anestesia

- Cárie

- Edema

- Líquem plano

- Lesão traumática

- Quelite Angular                                               -Reparação tecidual nas patologias e nos pós-cirurgicoa

 

Dúvidas Frequentes Sobre oTratamento de Lasertarapia:

Quando é necessário o tratamento de Laserterapia em Odontologia?

Sempre que possível, os tratamos realizados na Clínica Nacle, temos como preferência usar a laserterapia pois assim a recuperação de nossos tratamentos se faz de maneira mas rápida e melhor.

Existe alguma contra-indicação para a Laserterapia?

Sim, uma dela é devido a laserterapia estimular o metabolismo das células locais, este tratamento não é indicado em casos onde a infecção ainda não foi controlada.

Como é realizada a laserterapia em odontologia?

Assim como qualquer terapia ou tratamentos a laser, logo de imediato já se nota a melhorara, porem em outros casos, normalmente são necessárias algumas sessões, especialmente em processos crônicos como sensibilidade dental.

Durante a aplicação da laserterapia sentimos dor ou desconforto?

Não. A luz é indolor.

Qual é o tempo de cada sessão de laserterapia em odontologia?

Depende, pois às vezes existem vários pontos a ser realizados, mais variam de 5 a 30 minutos em média para as sessões de tratamentos com laserterapia.


- Herpes simples(Herpes Labial)-Excelentes

- Hipersensibilidade dentinária ou sensibilidade

- Alveolite

- Bioestimulação óssea

- Dor

- Endodontia

- Língua geográfica

- Nevralgia do trigemio

- Parestesia

-Estética

...