CLAREAMENTO DENTAL

Com o passar dos anos, os nossos dentes vão escurecendo e cada vez mais ficamos com aquele sorriso amarelo. Um problema que tem solução. Com o clareamento dental o paciente pode perder o sorriso amarelo recuperando a cor natural dos dentes deixando o sorriso mais atraente e bonito.


O Clareamento Dental não é indicado para pacientes que tenham:

  • Dentes manchados por uso de tetraciclina e seus derivados
  • Dentes escurecidos pela idade, tempo, corantes
  • Dentes com calcificação pulpar causada por traumatismo
  • Dentes acometidos por fluorose e que tenham manchas amarronzadas
  • Dentes com indicação de faceta

Qualquer pessoa pode realizar o clareamento dental, desde que os dentes estejam íntegros, sem muitas restaurações recobrindo o dente como um todo, o que se necessita sempre primeiro é uma avaliação inicial correta para determinar qual o tipo de clareamento dental é mais indicado, como será realizado, e se existe a necessidade de algum tratamento prévio (precaução) para sua realização.

O clareamento dental está contra-indicado para pacientes

  • Com dentes hipersensíveis ou hipoplasia de esmalte
  • Crianças com menos de 10 anos de idade
  • Alérgicos a algum componente da fórmula do agente clareador
  • Grávidas ou que estejam amamentando.
  • Incapazes de seguir as instruções corretamente.

O clareamento dental é realizado através do uso dos peróxidos de hidrogênio ou carbamida, que penetram e se movem através do esmalte e da dentina devido ao seu baixo peso molecular.

Esclarecendo dúvidas freqüentes sobre Clareamento Dental

Como funciona o clareamento dental ?

As moléculas dos géis oxidantes (liberadores de oxigênio) penetram no esmalte e dentina, liberando oxigênio que, por sua vez, "quebra" as moléculas dos pigmentos causadores das manchas.

Como posso realizar o clareamento dental nos meus dentes?

Os dentes podem ser clareados com o clareamento dental através de géis ou pastas oxidantes (liberadores de oxigênio) de duas maneiras:

1 . Clareamento dental no consultório: o dentista isola os dentes (com uma pasta resinosa de proteção) para proteger de encostar o gel na gengiva e aplica um agente oxidante forte.

2. Clareamento dental em casa (doméstico): o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa. O clareamento dental doméstico também clareia da mesma forma, porém demora mais o resultado e tem contra-indicações em casos de raízes expostas, dentes desgastados, manchas e outros impedindo a seqüência do tratamento de clareamento dental por esta técnica.

Posso fazer clareamento dental em casa sem a ajuda de um profissional?

Não se recomenda clarear os dentes sem orientação profissional, pois pode causar deste manchas nos dentes ou sensibilidade podendo levar a necrose dental.

O clareamento dental altera as restaurações já existentes?

Não. O paciente talvez tenha de trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que parecerão mais escuras frente aos dentes clareados.

Clareamento Dental em fumantes é possível?

O ideal, no clareamento dental em fumantes, é que o paciente cesse o hábito antes do clareamento e não retorne a fumar tanto pela recidiva de cor mais rápida tanto pelos malefícios do mesmo. Para aqueles que fumam poucos cigarros por dia, opta-se ou pelo clareamento dental caseiro, onde o paciente deve utilizar a moldeira quando fumar, para proteger o dente em clareamento, ou realizar o clareamento a laser e tendo os cuidados nas próximas 72hs neste caso e durante o tratamento domestico o dente está muito suscetível a manchas extrínsecas devido ao aumento de permeabilidade do esmalte durante o clareamento.