Implante

Vantagens dos Implantes Dentários

Os implantes dentários são pinos de titânio que substituem a raiz dos dentes perdidos. O implante dental serve de apoio para uma prótese (dente) que deve ser semelhante aos dentes naturais em estética e função. Os implantes dentários podem ser indicados para repor a perda de um, alguns ou todos os dentes.

Vantagens dos Implantes dentários:

A perda de dentes pode levar a problemas ESTÉTICOS, de FUNÇÃO (mastigação, deglutição, fala...) e ÓSSEOS, portanto é fundamental uma rápida reposição do dente.

  • O implante dentário inibe a atrofia do osso após a perda de um dente
  • Recupera a estética (e junto com ela a auto-estima)
  • É fixo
  • Não há necessidade de comprometer os dentes naturais adjacentes


Esclarecendo dúvidas freqüentes sobre Implantes Dentários

Como são feitos os Implantes Dentários?

Uma pequena cirurgia no próprio consultório odontológico, sob anestesia local, são instalados os implantes dentários de titânio dentro do osso (substituindo a raiz do dente ou dentes perdidos). O implante demora cerca de 3 a 6 meses para aderir ao osso (osseointegração).

Segundo estudos a LASERTERAPIA, promove grande melhora no pós operatóreo e no reparo ósseo (osseointegração do implante ao osso) após a cirurgia de inserção dos implantes, sendo observada maior neoformação óssea na avaliação histológica e histomorfométrica.

Após esse tempo pode-se começar os moldes para a instalação da prótese dentária sobre o implante. Em alguns casos selecionados já podem ser realizadas cirurgias com carga imediata (prótese no mesmo dia da cirurgia).

Contra indicação para os Implantes dentários?

Apenas alguns fatores são adversos: como qualidade óssea, dificuldades de anatomia, má higiene bucal, osteoporose, pacientes que se submetem a radioterapia, diabéticos, pacientes portadores de marcapasso ou HIV positivo.

Existe idade mínima ou máxima para o tratamento com implantes dentários?

A idade, não limita a aplicação dos implantes dentários. O implante pode ser realizado, tanto em pacientes jovens como idosos. Importante em todo trabalho realizado com implantes dentários é o seu planejamento cirúrgico e protético. Este por sua vez, é realizados com exames complementares como: Radiografias, Tomografias Computarizadas, Densitometria Òssea, Hemogramas, Glicemias, TS e TC e outros.

A grande maioria de pacientes que necessitam de implantes dentários, já podem realizá-los nos dias de hoje, com maior facilidade, tanto pelas técnicas aplicadas, como pelo seu custo que também vem se tornando cada vez mais acessível.

O implante dentário é complicado?

Não. Devido a grande evolução a fase cirúrgica é bem simples e atraumática, sendo realizada na clínica ou no consultório e com anestesia local.

Logo após o período pós-operatório de mais ou menos 4 meses para a mandíbula (maxilar inferior) e de 6 meses para a maxila (maxilar superior), (este tempo pode ser diminuido e a osseointegração pode ser potencializada com a LASERTERAPIA)então, poderá ser instalada a prótese sobre o implante dentário, melhorarando a parte funcional e estética do paciente.

  Se faz necesário fazer 4 nichos de retenção na borda do "dente" (O Implante Dentário não é complicado, como pode ser observado neste vídeo, com uma técnica revolucionária, e que vêm dando resultados espetaculares! )