APARELHO ODONTOLÓGICO

O aparelho odontológico Ortopédico, trabalha com a função, crescimento ósseo e posição dental. O trabaho que é execido na FonOdonto é a Ortopedia Funcional dos Maxilares sem Estração de Pré-molares.

Enquanto que o aparelho Ortodôntico serve para corrigir a posição dos dentes para fins estéticos e funcionais. Existem vários tipos de aparelhos odontológicos, dentre eles os aparelhos fixos e removíveis. O tipo de aparelho odontológico deal para a correção dos dentes depende de uma avaliação criteriosa do ortodontista.

 

Aparelho Odontológico Fixo

Este tipo de aparelho odontológico é fixado aos dentes através de uma pasta adesiva ou cimento. O aparelho odontológico é composto por bráquetes (metálicos, plásticos ou cerâmicos), tubos e anéis, que suportam o arco metálico responsável por facilitar a movimentação dentária. Este tipo de aparelho apenas trabalha a posição dental.

* SISTEMA AUTOLIGADO

 

 

 

 

 

 

Nova Tecnologia em Bráquetes: Sistema Auto-Ligado

PUBLICADO EM: 23/09/2009

MATÉRIA PUBLICADA POR: RENAN MARTINS GARCIA

Atualmente, a tendência na Europa e Estados Unidos é de se fazer o tratamento ortodôntico com um menor número de manutenções, isto é, ter períodos entre manutenções mais longos, em média, manutenções a cada 45 ou 50 dias. Hoje em dia no Brasil notamos manutenções normalmente a cada 15 ou 21 dias. Observando que esse aumento no tempo entre manutenções, não aumenta o tempo final de tratamento.

A vantagem disso é um maior lucro, já que o tempo de cadeira diminui, podendo-se ter um maior número de pacientes, otimizando o tempo clínico; além, logicamente, de um maior conforto para o paciente, já que é necessário um menor número de consultas.

Para que isso seja possível, não poderíamos deixar os alastics, hoje tradicionalmente utilizados, ficar por um período tão longo. Mas, agora contamos com uma nova tecnologia, os bráquetes auto-ligados. Eles não necessitam dos tradicionais alastics, permitindo a manutenção da força transmitida pelo fio ao dente, e, também a manutenção de uma boa higiene, o que é impraticável com os atuais alastics mantidos por um período tão longo.



Uma empresa no Brasil, a 3M Unitek, irá comercializar o bráquete auto-ligado, Smart Clip. O clip integralmente de níquel-titânio permite simples e fácil inserção e remoção do fio ortodôntico, prendendo-o com uma força pré programada que evita a soltura do arco sem que aja intenção.

Outra vantagem desta nova tecnologia é um menor atrito, devido à inexistência do atrito dos alastics, o que facilita na mecânica de deslizamento, utilizada para fechamento de espaços, principalmente em casos de extrações dentárias. Existe também um maior controle de rotação, já que o fio, desde o início, é obrigado a passar no fundo do slot do bráquete, facilitando a correção de rotações com maior facilidade, sem a necessidade de se colocar amarrilhos individuais.

A desvantagem, no Brasil, ainda é o custo do aparelho, que é muito mais elevado quando comparado com os bráquetes tradicionais. E, quem não vai gostar muito dessa nova tecnologia é a criançada, que não terá como escolher a cor dos alastics.

Enfim, mais uma opção para o clínico, e, logicamente para o paciente ortodôntico.

 

Ortopedia Funcional dos Maxilares

A técnica da Reabilitação Dinâmica e Funcional dos Maxilares, uma técnica brasileira e que faz parte na Odontologia da especialização em Ortopedia Funcional dos Maxilares.
 

Aparelho odontológico removível

Este aparelho odontológico é moldado para encaixar na boca do paciente, podendo ser removido pelo paciente ou pelo ortodontista. Neste caso a ajuda do paciente no tratamento é fundamental. Estes aparelhos também realizam movimentações dentárias, normalmente é utilizado nas correções de alterações esqueléticas (ósseas).

Hoje em dia existe aparelho odontológico fixo e removível como os de cerâmica, que são quase transparentes e é melhor escolha para quem é muito vaidoso, pois as peças de suporte se confundem com a coloração do dente.

Por quanto tempo se usa o aparelho odontológico?

Não existe uma forma exata de determinar o prazo que se deve usar o aparelho odontológico. O especialista pode estimar um prazo que pode variar para mais ou para menos. Alguns fatores biológicos, tipo do aparelho, manutenção, visitas ao dentista, cuidados e limpeza podem influenciar no tempo de tratamento com o aparelho odontológico.

Prever o tempo de um tratamento ortodôntico é difícil, pois este depende de vários fatores, como respostas biológicas individuais, tipo de má oclusão, tipo de aparelho utilizado e colaboração do paciente. Um tempo médio é de dezoito a trinta meses de tratamento ativo.

Até qual idade posso usar aparelho odontológico?

Não existe idade máxima para a realização destes tratamentos.

Porém os pacientes já na fase adulta devem tomar alguns cuidados especiais, principalmente em relação a gengiva (tecidos moles de suporte dos dentes) que podem chegar a contra-indicar o tratamento Ortodôntico devido a fragilidade de desencadear problemas periodontais, porem quando bem indicado e direcionado o tratamento ortodôntico ajuda na longevidade do seu sorriso.

 

 

Fonte: https://www.odontoplace.com.br/portal/estetica.htm

APARELHOS ORTODÔNTICOS

Podem ser de dois tipos: aparelho ortodôntico fixos ou aparelho ortodôntico removível. 

O tipo de aparelho ortodôntico a ser utilizado em cada caso vai depender do problema e da maloclusão (tipo de face, posicionamento dos dentes e etc) do paciente. 

Os aparelhos ortodônticos fixos (metálicos, estéticos ou lingual) geralmente são utilizados em pacientes que necessitam de movimentações dentárias maiores e mais precisas. 

Os aparelhos ortodônticos removíveis geralmente são indicados para pequenas movimentações dentárias e direcionamento de crescimento (pacientes que ainda estão em fase de crescimento - ortopédicos) quando este estiver alterado. 
Os aparelhos ortodônticos podem ser usados independentes da idade, tanto em crianças como adultos, sendo que seu uso só é restringido por alguns problemas na saúde geral e bucal. 
Os aparelhos ortodônticos removíveis são removidos somente para comer e escovar, ao contrário do que algumas pessoas pensam, eles também devem ser escovados. 
Já nos aparelhos ortodônticos fixos devem ser evitados alimentos duros (ex: torresmo, maçã do amor, etc.), chicletes e balas e com esse tipo de aparelho ortodôntico o paciente deve manter uma higiene boa devido a sua dificuldade para higienizar (escovar e passar o fio dental). 
Hoje os pacientes podem contar com um aparelho fixo mais estético (porcelana ou safira ou lingual), possuindo assim um sorriso mais agradável e chamando menos atenção do que os metálicos. 
E Aparelhos Removíveis são usados tanto para melhorar a Estética dentro da Ortodontia, quanto para Apnéia, Ronco e Bruxismo.
 

Tipos de Aparelhos Ortodônticos Fixos:

ANd9GcTBsF6LodfzOo4wFPlRgTf7Jjocki6iQ6EmA2foff1fJNuLEsNccw

Aparelho Ortodôntico Fixo Metálico:
Possui ótima relação custo/benefício, sendo o aparelho mais aplicado em jovens e adolescentes.

Aparelho Ortodôntico Fixo Estético:
Imitando o tom natural da cor dos dentes, indicado principalmente para pessoas que trabalham com o público.

ANd9GcQ5r9dc4YbizX_tAJTko3PALYdnF7Qr7O22IQVHfEQ6NaRUGgFB

 ANd9GcSOlAQCU8eAOydqACQyXU-ovQvg_9toDbW3rrfEtBNEIAGtRLABig

Aparelho Ortodôntico Fixo Lingual: É o Aparelho fixo que é colado na face internados dentes. Como estas ficam em contato com a língua, são chamadas de faces linguaisDaí o nome Ortodontia Lingual eAparelho Ortodôntico Lingual.

 

APARELHO ORTODÔNTICO FIXO METÁLICO:

ANd9GcQaCeSvzPrndr-xU4Y-uIbtoFLXnbYtjJi908rB5I6TnZjrBy4GjA

Embora seja o mais conhecido dos Aparelhos Ortodônticos fixos, o aparelho metálico é bastante eficiente e tem oferecido uma boa alternativa para as pessoas que não priorizam a estética, é muito usado em crianças, adolescentes e adultos. O aparelho ortodôntico tradicional, que é prateado, pequeno e utilizado para tratar a maioria dos problemas comuns da ortodontia, com muita eficiência.

Vale lembrar que cada aparelho ortodôntico tem sua indicação própria e deve ser realizada por um Especialista em Ortodontista, que saberá indicar o melhor tipo de aparelho para cada má-oclusão, sejam os metálicos ou os estéticos.



APARELHO ORTODÔNTICO FIXO METÁLICO  AUTO-LIGANTES: 
Os aparelhos dentários do tipo Damon System (designação do inventor do sistema ortodôntico) consiste simplesmente de um aparelho dentário fixo em que os brackets funcionam sem elásticos, daí a designação de auto-ligantes (pois ligam-se ao “fio” sem elásticos, explicação abaixo). 

ANd9GcRFK6o3_HNOvwQygOnWdDOWcgoOz3Z5pYW73nn6DBHXY8ck_3BG ANd9GcSljeZtSH3Z8FhNsP3G6LiPXIpWcRxRKrT49xpTVXYivCWXNrAL4w

Como se vê pela figura, o aparelho dentário do tipo Damon System usa um método diferente para “prender” o fio. Enquanto que o aparelho convencional faz uso dos elásticos, o Damon System não, os brackets são auto-ligantes, isto é, o fio é preso aos brackets através de uma “portinhola” pré-existente em cada bracket.

Ou seja, trata-se de um aparelho dentário que a única semelhança que tem com o convencional é o facto de ser um aparelho fixo. Tudo o resto é diferente. Se com o aparelho fixo convencional poderá ter de ir de mês a mês ao dentista, com este aparelho poderá bastar uma ida cada 3 meses!
As principais vantagens são

  • aparelho 50% mais rápido, sendo que a média de uso é de 18 meses
  • provoca menos dor e desconforto no seu uso e habituação
  • muito menor manutenção, pode em alguns casos fazer ajustes de 3 em 3 meses
  • 80% dos casos não implicam extração de dentes
  • deixa de ter de usar expansores (para alargar maxilas)

  

Como se trata de tecnologia recente, é natural que o preço seja ligeiramente superior.

APARELHO ORTODÔNTICO FIXO ESTÉTICO:

Treatment03 
 

Os aparelhos estéticos representam uma alternativa para os pacientes que não querem ter um sorriso metálico. A maioria dos aparelhos estéticos é feita de cerâmica ou diferentes compostos plásticos, o que confere a cada tipo, características únicas, que devem ser levadas em consideração na hora da escolha.

Apesar de seu grande apelo, os aparelhos estéticos devem ser utilizados por ortodontistas familiarizados com as técnicas específicas para cada tipo de aparelho, pois existem cuidados inerentes a eles que não existiam com os brackets metálicos. 
Apesar de custarem um pouco mais que os aparelhos metálicos, os aparelhos estéticos são uma ótima alternativa, quando indicados, para os pacientes que procuram a correção ortodôntica com uma aparência agradável do sorriso. 
Nos últimos anos a ortodontia evoluiu muito no que diz respeito aos materiais estéticos. Atualmente, os brackets que compõem os aparelhos estão cada vez menores e mais discretos e os brackets estéticos aparecem como a última novidade.
Neste tipo de aparelho os brackets são feitos com materiais que imitam a cor dos dentes, por isso ficam bem mais discretos que os brackets metálicos.

Os brackets estéticos são fabricados com os mesmos parâmetros dos metálicos e podem ser usados normalmente para tratar todos os problemas ortodônticos.

O que pode variar é a preferência do profissional por um determinado tipo de bracket.
Existem estudos científicos que mostram que o atrito entre o bracket e o arco é maior no aparelho estético e isso pode interferir em alguns movimentos.

ANd9GcSLp1IqNDpmJKC2D0LAO3GkjyrlfVGlq4cK5Evys2Egxne6b4XK

Uma das soluções que já existem no mercado são os brackets estéticos com slot metálico que reduzem esse problema.O slot é o sulco onde o arco ortodôntico se encaixa no bracket. Para que a movimentação dentária seja eficiente é importante que haja o mínimo atrito nesta área. O bracket pode ser estético (de porcelana, por exemplo) e ter apenas o slot em metal associando a estética da cerâmica ao baixo atrito do metal.Só que o slot metálico muitas vezes não agrada esteticamente já que o aparelho fica menos discreto.

A boa notícia é que os brackets de safira já apresentam um coeficiente de atrito comparável aos brackets com slot metálico, sem a necessidade deste recurso que interfere sensivelmente na estética.

Nem todos os brackets estéticos são de porcelana, outros materiais podem ser usados na fabricação deste tipo de bracket, como a safira laboratorial, o policarbonato ou o policarbonato reforçado com cerâmica.

As diferenças entre os materiais:

Cerâmica ou Porcelana é um material bastante resistente e os brackets raramente se descolam ou quebram. 
Policarbonato (um tipo de resina plástica) é o material menos resistente dos três. Apresenta índices de descolamento e quebra maiores que a porcelana ou a safira. Mas, por outro lado, estes brackets são mais baratos que os outros.

Esteticamente os brackets de Cerâmica, é um material superior ao policarbonato, mas ainda com pouca translucidez, apresentando uma coloração mais opaca.

Safira apresenta um resultado estético superior ao dos outros materiais com um aspecto translúcido que deixa o aparelho mais discreto ainda. São muito resistentes ao descolamento e quebra.

Os brackets de Safira geralmente são mais caros que os de Porcelana. 

Outra vantagem do material é apresentar um coeficiente de atrito mais baixo que a Porcelana e o Policarbonato aumentando a eficácia do aparelho.

O Policarbonato apresenta um índice de quebra e descolamento maior que os brackets metálicos.
Depende do material os brackets podem ficar amarelados com o tempo, a porcelana e a safira não sofrem alteração de cor durante o tratamento, já os materiais plásticos (polioximetileno e policarbonato) podem ficar pigmentados dependendo da alimentação e hábitos do paciente (como o hábito de fumar).

Além disso, é importante dar atenção à manutenção das ligaduras elásticas.Como estas borrachinhas são transparentes, é comum pigmentarem facilmente com alimentos que contenham corantes e bebidas escuros. A troca freqüente das ligaduras vai manter o aparelho sempre com um aspecto agradável.

A tabela abaixo resume as diferenças entre cada tipo de bracket estético.


Material

Resistência

Atrito

Estabilidade de cor

Translucidez

Preço

 

Policarbonato

 

Baixa/quebra e descola mais facilmente

 

Alto/menos eficiente

 

Baixa/pode amarelar com o tempo

 

Baixa/material opaco

 

Baixo

Porcelana com Slot Metálico 
 

 Alta/Raramente descola ou se
desgasta

Baixo/mais eficiente 

 Alta/não amarela

Baixa/material opaco e ainda tem o metal 

 Médio

   Porcelana 

 

 Alta/Raramente descola ou se
desgasta

Alto/menos eficiente 

 Alta/não amarela

Baixa/material opaco 

 Médio

 Safira

 Alta/Raramente descola ou se
desgasta

 Baixo/mais eficiente

 Alta/não amarela

 Alta/material transparente

 Alto


Concluindo, já é possível usar aparelhos estéticos sem comprometer o prazo e o resultado do tratamento.

Como os materiais usados são mais caros, é normal haver diferença nos valores cobrados em tratamentos com este tipo de brackets.

APARELHO ORTODÔNTICO LINGUAL
O aparelho lingual é uma das opções dos tratamentos ortodônticos "invisíveis". Nele, os brackets (pequenas peças que são coladas na parede dentária e que sustentam os fios responsáveis pela tensão que corrige o posicionamento dos dentes) são aplicados na face interna do dente. Ou seja, o aparelho é "escondido" pelos próprios dentes do paciente. 
A grande maioria das pessoas que se interessam por esse tipo de aparelho são adultos jovens, que por questões profissionais ou até mesmo por vergonha, não querem usar o visível aparelho fixo convenciona.
Especialistas adeptos da ortodontia convencional, porém, questionam a eficácia da técnica lingual e afirmam que esses aparelhos não são adequados para todos os casos. Para grande quantidade de Ortodontistas, a ortodontia lingual faz bem os reparos estéticos, mas deixa a desejar quanto à solução dos problemas funcionais, como o ajuste da mastigação e ficam faltando detalhes no acabamento do tratamento.
Alguns casos, são mais difíceis de se tratar e, em outros, até mesmo contra-indicado o uso de ortodontia lingual. Pode haver dificuldade em articular alguns fonemas nas primeiras semanas de uso e a higiene é mais trabalhosa.
Os brackets linguais têm um design totalmente diferente que vem sendo desenvolvido há muito tempo e já se encontram na oitava geração. O objetivo é aumentar a eficácia e o conforto durante o tratamento, reduzindo o índice de descolamento de brackets. A técnica de colagem dos brackets é bem mais complexa e exige treinamento específico. Os arcos precisam ser personalizados, o que exige habilidade do ortodontista.
Os adultos são os principais usuários dos aparelhos linguais, não só pelo apelo estético, como também pela maior dificuldade de higienização, o que contra-indica o uso por crianças. Com um aparelho fixo convencional, o paciente consegue ver a área em que os brackets estão colados e verificar se os dentes estão limpos. Já com o lingual, isso não é possível, porque os brackets estão colados na face posterior dos dentes. Além disso, como essa face é menor que a anterior, os brackets ficam mais rentes à gengiva, aumentando o risco de doenças periodontais. 
A adaptação requer paciência. Na arcada inferior, o processo pode ser bem doloroso por causa do contato com a língua. Para evitar esse problema, alguns especialistas colocam o aparelho lingual só na arcada superior, usando o convencional nos dentes de baixo. 
Pela dificuldade de se trabalhar com este tipo de aparelho, normalmente estes tratamentos são mais caros que o convencional e o estético.

TIPOS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS REMOVÍVEIS:

APARELHOS ORTOPÉDICOS

ANd9GcRI9PxtF4NnsugZt-WF2Njaw9yEKeVZw0AodJ95En-uIETYfu_vrA

Os aparelhos ortopédicos (aparelhos ortodônticos removíveis), também são extremamente eficientes devendo o Ortodontista orientar as vantagens e desvantagens de cada tipo, na hora da sua escolha.

São usados em pacientes que estão em fase de crescimento, uma vez que esses Aparelhos vão redirecionar o crescimento do paciente de acordo com o problema individual de cada caso.

 

Aparelho Invisível – Invisalign® ou  Aligne

Outra vedete dos tratamentos ortodônticos que prezam a estética é o Invisalign® e o Aligner, chamado também de aparelho invisível. No lugar de brackets, o aparelho é feito com pequenas placas de acetato transparente que funcionam como "capinhas" para os dentes. 
O Invisalign® e Aligners podem ser retirados para as refeições e a higienização. Seu uso, porém, é mais restrito: é indicado para casos como alinhamento, apinhamento ou diastemas (espaço entre os dentes). 

O Invisalign® ou Aligner é um sistema alternativo á terapia ortodôntica convencional fixa e contenções convencionais, sendo muito utilizado nos EUA. No caso do Invisalign®, os aparelhos são confeccionados nos Estados Unidos, onde são enviados os moldes, para serem feitas as placas de acetato e posteriormente enviadas de volta para o Brasil.
O Invisalign® ou Aligne - Aparelho Invisível - é uma opção para pacientes que não querem ou não podem utilizar aparelhos fixo (aqueles colados nos dentes) ou que querem aumentar sua auto-estima, aparência e bem estar. O aparelho invisível consiste em alinhadores (placas) transparentes que posicionam os dentes gradativamente em uma posição melhor e esteticamente mais bonita.

As figuras abaixo foram extraídas do site da empresa Invisalign (www.invisalign.com). 

Invisalign Braces, Jeffersonville

 

Aparelho invisível 
 

É indicado para pacientes com todos os dentes permanentes na boca e que cujas maloclusões se enquadrem no critério de seleção Invisalign® ou Aligner.

Os alinhadores (aparelho invisível) funcionam de seguinte forma; são colocados pelo profissional e devem ser utilizados continuamente, sendo retirados apenas para comer, tomar café, fumar e escovação (inclusive dos alinhadores com escova e pasta de dente). As visitas ao ortodontista são feitas periodicamente a cada duas semanas para avaliação e possível troca dos alinhadores. O tratamento como em outros tipos de aparelho vai depender do tipo de problema do paciente.

Vantagens do Invisalign® ou Aligner - Aparelho Invisível

Estética, a alimentação e a higiene são feitas normalmente, conforto devido a sua espessura de 0,7mm, consultas mais rápidas, predicção do resultado final.

Para melhorar seu sorriso ligeiramente ou realizar tratamentos mais completos, Invisalign® ou Aligner sempre ajuda. É ideal para tratamento de dentes apinhados ou separados. Invisalign® ou Aligner pode também trabalhar em maloclusões mais complexas; sobremordidas, mordidas abertas e mordidas cruzadas. De fato, um ortodontista conhecedor da técnica, pode solucionar quase todos os tratamentos usando somente alinhadores transparentes da Invisalign® ou em combinação com técnicas auxiliares. 

Pequenos movimentos são geralmente as situações mais indicadas para a utilização do Invisalign® ou Aligner. Alguns casos mais complexos podem ser tratados com o Invisalign® ou Aligner.  até uma etapa, sendo necessário o término ser feito com aparelhos ortodônticos fixos.

Invisalign® ou Aligner usa alinhadores plásticos transparentes para endireitar os dentes. Nesta maneira, você segue com sua rotina diária durante o tratamento. Ao contrário dos aparelhos tradicionais, os alinhadores Invisalign® ou Aligner não irritam sua boca como peças os fios metálicos. 

É natural que você sempre queira estar radiante, no trabalho, na escola, ou com os amigos. Talvez seu trabalho direto com o público, dirigindo grupos ou em reuniões. Você poderá continuar fazendo. É que Invisalign® ou Aligner é transparente e praticamente invisível. Ninguém quase nunca saberá que está endireitando seus dentes… a menos que você diga! Uma vez finalizado o tratamento, você sentirá mais confortável, diante das pessoas. Seu sorriso estará deslumbrante.

 

OUTROS TIPOS DE APARELHOS REMOVÍVEIS:

 

DENTISTAS PODEM AJUDAR A AMENIZAR A APNEIA DO SONO COM APARELHOS REMOVÍVEIS

O ronco e a Síndrome da Apneia do sono tem sido muito discutido no Brasil e no mundo. Este problema, afeta uma grande parte da população mundial, além de transtornos sociais e psicológicos, trás ainda, conseqüências físicas para o paciente (hipertensão, arritmias cardíacas e AVC).

A Apneia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, pela flacidez dos tecidos da garganta, impedindo a respiração por alguns segundos, várias vezes por noite, e o ronco é a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa. 

A chamada “síndrome da apneia obstrutiva do sono” pode se tornar um problema crônico, uma vez que aumenta a chance de desenvolver doenças que matam, como o infarto do coração e os derrames.

foto_destaq244A apneia é caracterizada pela parada da respiração durante o sono, um distúrbio que está associado ao ronco. O ronco é causado por um estreitamento das vias aéreas o que dificulta a passagem do ar, levando ao barulho e também à apneia.

Os mais afetados por este tipo de distúrbio são as pessoas acima do peso ou acima dos 30 anos de idade. Esta síndrome afeta muitas pessoas, causando sonolência diurna, falta de disposição para o trabalho, cansaço corporal, irritação, entre muitas outras conseqüências. 

Quem tem os sintomas acredita que é por causa do estresse diário, quando na verdade são resultados de noites mal dormidas - justamente por causa do ronco e apneia. 

Como a pessoa acorda sonolenta, ela pode ter ganho de peso, pois está cansada para praticar exercícios físicos regulares. É inegável que a longo prazo esses sinais acabam por interferir na vida das pessoas causando depressão, falhas de memória e diminuição do rendimento intelectual, o que afetará não só as relações pessoais, mas também as profissionais. 
Durante as “crises” de apneia o ciclo de sono é interrompido, por isso o corpo não obtém o descanso necessário, a curto e longo prazo este distúrbio causa diversos tipos de problemas em todo o corpo, entre eles estão os cardíacos, cerebral, neurológico, hipertensão, diabetes e até disfunção sexual.

Tratamento
 

P2010037_01
 

Pode ser feito através de tratamento médico com máscara nasal (CPAP), ou com placas dentais (Aparelho removível) executada pelo dentista com Curso na área de sono. Os aparelhos são construídos de modo a posicionar a mandíbula mais para frente, possibilitando que a passagem de ar na garganta fique desobstruída e aumentem a abertura para a passagem do ar, também o avanço mandibular estimula um reflexo que faz a musculatura da faringe e arredores, ficando a região mais tensa, mais firme evitando assim, o ronco. Mantendo a mandíbula presa ao aparelho, ele não permite que ela caia durante o sono, abrindo a boca, pois esse movimento de abertura geralmente é seguido de um reflexo que faz a língua ir para traz facilitando a passagem de ar.

Como o ronco e apneia do sono são distúrbios crônicos, a princípio o uso desses aparelhos é para sempre.
 

apneia1

 

DOR DE CABEÇA PODE SER CASO PARA DENTISTA

Dores de cabeça durante o sono, ao acordar ou durante o período da manhã, somadas à sonolência diurna são sintomas comuns em muitas pessoas. Remédios e soluções imediatas não resolvem, e o que muitos não sabem é que pode ser um problema tratado pelo dentista. 
O bruxismo - ou ranger os dentes durante o sono - é um distúrbio que atinge homens e mulheres e pode causar dores de cabeça. O esforço que a mandíbula faz durante a noite causa o mal estar e as dores no dia seguinte. 
 

bruxismo
 

Bruxismo
Durante o sono a pessoa pode apertar os dentes ou esfregá-los com força, causando uma fadiga muscular e dores na manhã seguinte. Além da dor de cabeça, o bruxismo causa o desgaste dos dentes, decorrente da pressão que eles sofrem. Todo este processo pode causar inflamação e inchaço na gengiva.

O ranger de dentes ou a excessiva pressão da mandíbula é sinal de que algo não está certo nos hábitos do paciente. Pode ser resultado de alguma pressão emocional. O problema deve ser diagnosticado o quanto antes para que não vire um distúrbio crônico, e assim, muito mais difícil de resolver. 


RANGER DOS DENTES PODE ESTAR ASSOCIADO À DOENÇA RESPIRATÓRIA 

Um estudo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) em parceria com o serviço de pneumologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre aponta que o “bruxismo” pode ter origem em dificuldades respiratórias durante o sono. 
De acordo com a pesquisa, placas que combatem apneia do sono e ronco foram mais eficazes contra o bruxismo que as tradicionais. Foram utilizadas placas de avanço mandibular, que combatem apneia do sono e ronco, em pessoas que rangem os dentes. 

Testada em 28 pacientes, a placa para ronco amenizou o problema em 27 pessoas. Os aparelhos para bruxismo apresentam sucesso em 40% dos casos. Não existe cura.
 

bruxismo_placa
 

"O bruxismo aparece durante microdespertares do sono. A pessoa que têm dificuldades para respirar ou outros distúrbios do sono tendem a ter despertares mais frequentes", explica o cirurgião-dentista e coordenador do estudo, Márcio Lima Grossi.


Doença do sono aumenta os riscos de hipertensão 

foto_destaq283Estudo publicado na revista Hypertension, da American Heart Association, mostra que pessoas com apneia têm alterações na função dos vasos sanguíneos da mesma forma que pessoas com pressão alta. Estima-se que cerca de 40% dos indivíduos com hipertensão arterial apresentam a síndrome da apneia obstrutiva do sono.

Sabe aquele ronco que segue um mesmo ritmo, vai ficando mais alto, e de uma hora para outra é interrompido por um período de silêncio, quando a pessoa fica totalmente sem respiração, voltando logo depois ao ritmo inicial? 
            
O Ronco e a Apnéia Obstrutiva do Sono (AOS) estão relacionados com a passagem do ar pelas vias aéreas do sistema respiratório.

Durante o sono, o tônus muscular do pescoço e da faringe decresce. Isso causa um estreitamento do espaço faríngeo e o volume de ar necessário precisa ser inspirado a uma velocidade maior, o que causa uma vibração de tecidos moles como o palato mole, a úvula e língua. Isto é o ronco. 

A apnéia obstrutiva do sono é definida como obstrução total ou parcial das vias aéreas superiores associado a fragmentação do sono, hipoxemia, levando a sintomas diurnos.

O estudo polissonográfico de noite inteira, realizado em laboratório, constitui-se no principal método de diagnóstico para os distúrbios respiratórios do sono.